5/30/19

Diálogo de Krishna para Arjuna


Arjuna é um dos heróis do épico Mahabharata. Foi casado com Su-bhadra, irmã de Krishna, com quem teve um filho chamado Abhimanyu.
Os ensinamentos de Mahatma Gandhi, dentro da teologia hindu, não vê nos textos sagrados não uma narrativa histórica mas sim simbólica. Assim, interpreta Arjuna não como um homem sofrendo a injustiça de ter seu reino tomado, mas sim, um símbolo para o homem comum buscando sabedoria de Krishna, e seus inimigos usurpadores são representações do ego, tal como o seu reino tomado é na verdade ele como ser, ou seu corpo. Assim, quando Krishna incita a guerra contra os inimigos para retomar o seu reino por direito, na verdade não está preconizando a guerra e sim prescrevendo que seu discípulo, Arjuna, lute contra o ego e desvirtudes correlatadas em prol do total controle da alma sobre a matéria.
Segue um pequeno trecho dos textos sagrados do Bhagavad Gîtâ.
E assim respondeu Krishna às indagações de Arjuna:
“Entre os sábios, sou a Sabedoria; entre as palavras, a sílaba AUM. Entre os sacrifícios, sou a elevação do espírito. Entre as montanhas, sou o Himalaia.
Entre as árvores, sou a figueira sagrada (a árvore da vida). Entre os iluminados, sou a luz; na música das esferas, a harmonia; nos santos, a Santidade.”
*****
Para o texto em destaque, retirado do livro Bhagavad Gîtâ – "A Mensagem do Mestre".
Na foto, a representação de Krishna instruindo Arjuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário